
Imaculada quer dizer sem a mancha do pecado. O ensinamento da Igreja diz que todo ser humano nasce com o gérmen do pecado de origem, que reporta à humanidade pecadora e aos primeiros pais, Adão e Eva, que desobedecendo a Deus contagiaram a todos os seus descendentes com as marcas desse pecado. Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos livra dessa mancha com a sua vida e o seu sangue derramado na cruz que apaga todo pecado, inclusive o original. Esta graça muito especial nós a recebemos no batismo. No entanto, a mãe do Filho de Deus já nasceu livre desse pecado. Daí a afirmação de que ela foi concebida sem pecado e o título de Imaculada Conceição. Deus que a escolheu para ser mãe do seu Filho lhe concedeu esta graça especial de nascer sem pecado e viver toda a sua vida também sem cometer pecado.
A afirmação do Anjo na Anunciação: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28) nos dá um forte elemento para entender que Maria é imaculada. “Cheia de graça” significa a plenitude dos favores de Deus na sua pessoa e a razão de tudo isso, na afirmação do Evangelista Lucas, é que o Senhor está com ela. Aliás, a totalidade da graça é fornecida pela presença do Senhor. Onde Ele chega os sinais de pecado desaparecem. Ele veio apagar os pecados e onde Ele está o vírus do mal não tem força, morre imediatamente. Maria foi concebida sem pecado em vista da sua predestinação para ser a mãe do Salvador. Deus Pai que a escolheu a preservou de toda mácula. Assim, a Virgem Santíssima conserva desde a sua concepção o seu coração e seu ser totalmente preparados para receber o Verbo Divino.
É este o sentido da Festa da Imaculada Conceição. Sendo sem pecado ela nos inspira a nos superar e buscar uma vida livre do domínio do mal e do pecado. Em Jesus Cristo, com sua graça, isso é possível. “Para Deus, com efeito, nada é impossível” (Lc 1, 37). Com os favores divinos e a intercessão de Maria, podemos alcançar uma vida livre do jugo do pecado e viver sob o domínio da graça, do dom de Deus que nos salva.
Veneramos com grande alegria a Mãe de Jesus e louvamos a Deus por ter dado à humanidade uma mãe tão comprometida com a verdade e a salvação dos homens e mulheres.
Na Diocese de Caicó, as paróquias de Jardim do Seridó e da Imaculada Conceição de Currais Novos e outras capelas têm a Imaculada Conceição como Padroeira. Nestes dias, tais comunidades cristãs estão em festa. A elas nos unimos no canto de louvor e gratidão por tão doce mãe. O novenário é celebrado em espírito de oração, de escuta da palavra de Deus, de vivência comunitária da fé, de encontros fraternos e de renovação da vida segundo os valores cristãos. Maria Santíssima inspira todos os discípulos de Jesus a viver dignamente, com o coração limpo, voltado para o que é digno, justo, santo, sensível às causas humanas.
Nossa Mãe, a Imaculada Conceição de Maria, interceda junto de Deus por todos nós seus filhos(as) para sermos fiéis discípulos de Jesus Cristo e vivermos neste mundo como filhos e filhas do Pai, na força do Espírito Santo.
Feliz Festa da Imaculada Conceição e feliz advento do Senhor!
Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caicó
Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caicó
Nenhum comentário:
Postar um comentário